A comitiva da Secil Marítima reuniu-se recentemente com Vice-Governadora do Namibe – para serviços Técnicos e infra-estruturas, Drª Ema da Silva.
Este encontro teve como objectivo aferir sobre o potencial turístico e produtivo na região, bem como, avaliar as condições em termos de infraestruturas para implementação do projecto Cabotagem Sul.
Fomos informados sobre as zonas prioritárias para implementação do transporte de passageiros e fomento ao turismo, nomeadamente: Lucira, Bemteaba, Sacomar e Moçâmedes. A região enfrenta desafios no que diz respeito a mobilidade devido à escassez de infraestruturas para transporte de passageiros. Apesar do enorme potencial há necessidade de se realizar um estudo aprofundado e pormenorizado sobre as rotas intermunicipais e a competitividade do transporte marítimo em termos de tempo e preço em comparação com os modais ferroviário e rodoviário.
A província do Namibe tem grande potencial agrícola, em particular no cultivo do tomate que precisa ser escoado para as demais províncias do País. O Terminal Comercial operado pela empresa Sogester tem condições adequadas para que a Secil nos próximos tempos possa dar início as suas operações com a nova barcaça Carlos Marçal.
A Sra. Vice-Governadora mostrou-se disponível em colaborar com a Secil na materialização do projecto, intervindo junto das associações empresariais e dos organismos do Estado com objetivo de se concretizar os investimentos necessários.