Sobre a Secil Marítima
A Secil Marítima
A Secil Marítima S.A. é uma sociedade anónima de domínio público com mais de 17 anos no mercado, especializada em logística de serviço de transporte multimodal de carga de longo curso e entrega porta-a-porta com parceiros especializados a nível internacional, serviço de cabotagem de transporte de cargas e pessoas.
Actualmente inovamos conceitos, o que permitiu a optimização de procedimentos que envolveu empresas e negócios na intermediação de transporte de mercadorias provenientes da China, Brasil, Europa fundamentalmente.
Por isso, para nós é importante manter equipas altamente experientes, com áreas de conhecimento diversas, permitindo-nos realizar e acompanhar todo processo de transporte da mercadoria do cliente desde o porto de origem até ao porto de destino.
Apostamos em processos automizados, tecnologia de ponta e através de recursos materiais e humanos, encontramos sempre uma solução especializada para todo o tipo de mercadoria a enviar para quase todo o Globo.
MISSÃO
Prestação de serviços de transporte marítimo contribuindo para a coesão, o desenvolvimento e a integração de Angola a nível regional, bem como garantir a satisfação de clientes.
VISÃO
• A referência nacional na oferta de soluções de transporte marítimo;
• Um parceiro logístico com uma oferta integrada de transporte de carga;
• Um player relevante à escala regional;
• Financeiramente sustentável.
VALORES
S - Segurança
E - Excelência
C - Compromisso
I - Integridade
L - Liderança
Secil Marítima do
passado ao presente
Constituição da Secil Marítima, S.A.R.L, em Lisboa, pela Companhia de cimento Secil do Ultramar, S.A.R.L, por escritura notorial de 3 de junho; sede e domicilio: Luanda. Objeto Social: exploração da navegação costeira e de cabotagem em Angola:
A Companhia de Cimento Secil do Ultramar, S.A.R.L, inaugura uma fábrica de cimentos em Luanda, passando a Secil Marítima S.A.R.L, a administrar os navios Secil Mar e Secil Bengo no transporte costeiro de cimento oriundo da fábrica. Com o passar do tempo, a actividade da Secil Marítima, S.A.R.L, deixa de estar restringida ao transporte de cimento para os portos angolanos e regiões africanas limítrofes; adquirem-se navios de maior porte, destinados ao tráfego internacional, fretamentos e tramping;
Angola torna-se política e administrativamente independente de Portugal;
O Estado angolano nacionaliza todas as acções do capital social da Companhia de Cimentos Secil Ultramar, S.A.R.L, (Decreto nº 107/78, da Presidência da Republica);
O Estado Angolano nacionaliza todas as acções dos accionistas portugueses e dinamarqueses na Secil Marítima, S.A.R.L, e liquida e empresa (Decreto nº 1/87, de 3 de janeiro, do conselho de Defesa e Segurança). Na sequência, cria a Secil Marítima, Unidade Económica Estatal, abreviadamente SECILMAR-U.E.E. (Decreto nº 2/87, de 2 de Fevereiro);
Nesta década, a Secil Marítima experimenta um acentuado declínio da sua actividade mercantil, como resultado de:
- Reduzida proteção ás armadoras nacionais;
- Crédito mal parado junto dos principais importadores;
- Acúmulo de dívidas no Exterior do país;
- Escassez de divisas obtidas junto a Banca;
A comissão Permanente do Conselho de Ministros aprova o memorando que define a estratégia para a reestruturação das empresas públicas de transporte marítimo de longo curso e de cabotagem (Resolução ( 24/00 de ), que inclui:
- O principio de concentração da participação do Estado no transporte marítimo de carga seca na Secil Marítima – U.E.E, após sua transformação em sociedade anónima de responsabilidade limitada;
- O relançamento da actividade nacional de marinha mercante de longo curso e cabotagem com participação de empresários nacionais e parceiros estratégicos estrangeiros.
A Secil Marítima, U.E.E transforma-se em Secil Marítima, Navegação e Turismo, S.A. ( Decreto nº 4/06, de 17 de fevereiro, do conselho de Ministros).
Início do Plano de refundação da Secil Marítima S.A.;
Garantia do volume de carga necessária para sustentar o lançamento de serviços regulares da Secil Marítima (Decreto Presidencial nº 143/10 de 16 de julho);
Lançamento do concurso internacional para captação de um parceiro estratégico para a Secil Marítima. Empresa vencedora: MSC, Mediterranean Shipping Company;
Em 2013, houve a intenção de assinatura do Memorando de Entendimento entre a Secil Marítima S.A. e a MSC, Mediterranean Shipping Company, visando, o estabelecimento de uma joint-venture dedicada ao transporte marítimo regular de mercadorias entre o porte de Sines (Portugal), para onde eram canalizadas cargas oriundas do extremo oriente, mediterrâneo e demais proveniências através da rede MSC, e de Luanda (Angola), com a marca Secil Marítima Cointainer Line. No entanto, a crise económica mundial fez recuar as decisões por parte da MSC e o memorando não foi concretizado.
Indicação da nova Administração da empresa em 2015 e de acordo com o Decreto Presidencial nº143/10, que estabelece os procedimentos de garantia de carga que visam conceder à Secil Marítima S.A, o volume crítico de carga atendendo as necessidades de serviços regulares que cubram rotas de comércio importantes para Angola, através de um aumento da eficiência do processo de transporte, a companhia de bandeira nacional Secil Marítima S.A. em concurso com o Ministério dos Transportes, retoma as operações depois de dez anos de paralisação, com um dos propósitos de reduzir os custos de transporte de mercadorias provenientes da China.
No referido diploma, estão incluídos os serviços de transporte marítimo de carga (importada e exportada) em contentores, com a excepção de carga líquida, nomeadamente petróleo e gás natural liquefeito.
A estratégia do Estado consistiu em dotar o país de uma armadora de bandeira nacional que assegure, numa primeira fase, o transporte de equipamentos e outros meios destinados a projectos estruturantes do Estado, no âmbito da linha de crédito da China para Angola.
Nomeação da Comissão de Gestão por Decreto Conjunto nº2748 de 12 de Julho dos Ministérios das Finanças e dos Transportes, com o objectivo de se proceder à restruturação da Secil Marítima S.A. no âmbito da estratégia política de privatizações aprovada pelo Governo. Acresce-se igualmente como marco importante, no exercício económico de 2020, a recepção de 6 (seis) embarcações do tipo catamarã, com características específicas para o transporte de passageiros e cargas, no âmbito do projecto Cabotagem Norte.
Relançamento da Cabotagem em Angola, numa fase inicial com foco na ligação da zona norte do país (Cabinda), aos restantes pontos estratégicos do país, neste caso, Luanda e Soyo.
A viagem inaugural em Cabinda ocorreu no dia 26 de Abril de 2022.
A Secil Marítima S.A., vocacionada para o transporte marítimo de passageiros e cargas, e a DHL, multinacional especializada em logística de carga, assinaram a 6 de Dezembro de 2022, em Luanda, um acordo de parceria no domínio de prestação de serviço de transporte marítimo de mercadorias com carácter de exclusividade.
Esta parceria, permite que os volumes de negócios das duas empresas cresçam, considerando que a DHL, poderá assim garantir, um transporte de carga, de qualidade e segurança, para os seus clientes da zona norte do país, utilizando os serviços de transporte marítimo e de logística, que a Secil Marítima oferece.
Equipa
Conselho de Administração
João Martins
Judith Silva
Silvano Araújo
Conselho Fiscal
Malamba Feitio
Zélia Muxixeny
Alberto Tchipamba
Directores
Onésimo Gaspar
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Lizandro carolino
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Yuri Bebiano
Hermínia Soares
Erika da Cruz
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